@InCollection{AlvimBRHCRGFFF:2020:GrCaDi,
author = "Alvim, D{\'e}bora Souza and Barboza Chiquetto, J{\'u}lio and
Rozante, Jos{\'e} Roberto and Herdies, Dirceu Lu{\'{\i}}s and
Conti, Ludmilla Manera and Rozante, Vin{\'{\i}}cius and Gobbo,
Jo{\~a}o Paulo Assis and Faria, Marlon and Frassoni, Ariane and
Figueroa, Silvio Nilo",
title = "Greve dos caminhoneiros e a diminui{\c{c}}{\~a}o dos poluentes
mon{\'o}xido de carbono e {\'o}xidos de nitrog{\^e}nio e o
aumento do oz{\^o}nio na regi{\~a}o metropolitana de s{\~a}o
paulo",
booktitle = "Geoci{\^e}ncias: Estabelecimento e Evolu{\c{c}}{\~a}o da
Civiliza{\c{c}}{\~a}o Humana 2",
publisher = "Atena",
year = "2020",
editor = "Costa, L. F. R.",
pages = "35--53",
address = "Ponta Grossa",
keywords = "polui{\c{c}}{\~a}o urbana do ar, polui{\c{c}}{\~a}o veicular,
Regi{\~a}o Metropolitana de S{\~a}o Paulo, greve dos
caminhoneiros.",
abstract = "A polui{\c{c}}{\~a}o do ar tornou-se um dos fatores que mais
afetam a qualidade de vida da popula{\c{c}}{\~a}o, ocasionando
preju{\'{\i}}zos {\`a} sa{\'u}de humana e ao meio ambiente.
Emiss{\~o}es de gases por ve{\'{\i}}culos automotores
comprometem significativamente a qualidade do ar na Regi{\~a}o
Metropolitana de S{\~a}o Paulo (RMSP) por liberarem grande
quantidade de mon{\'o}xido de carbono (CO), material particulado
(MP) {\'o}xidos de nitrog{\^e}nio (NOx ) e compostos
org{\^a}nicos vol{\'a}teis (COV), poluentes que formar{\~a}o
oz{\^o}nio (O3 ). Estudos anteriores apontam que a
exposi{\c{c}}{\~a}o m{\'e}dia da popula{\c{c}}{\~a}o {\`a}
polui{\c{c}}{\~a}o atmosf{\'e}rica em S{\~a}o Paulo equivale
ao mesmo n{\'{\i}}vel de intoxica{\c{c}}{\~a}o que fumar
at{\'e} cinco cigarros por dia. O presente estudo demonstra a
rela{\c{c}}{\~a}o direta existente entre a
diminui{\c{c}}{\~a}o do tr{\'a}fego de ve{\'{\i}}culos
pesados e consequentemente ve{\'{\i}}culos leves durante a greve
dos caminhoneiros no per{\'{\i}}odo de 21 a 31 de maio de 2018 e
a concentra{\c{c}}{\~a}o de poluentes atmosf{\'e}ricos na RMSP.
Os resultados das concentra{\c{c}}{\~o}es de CO, O3 , NO e NO2
foram avaliados na forma de ciclos diurnos, comparando uma
m{\'e}dia dos tr{\^e}s anos anteriores (2015-2017, sem greve)
com 2018 (com a greve) durante o mesmo per{\'{\i}}odo.
Tamb{\'e}m foram avaliados dados meteorol{\'o}gicos, com o
objetivo de verificar o papel das condi{\c{c}}{\~o}es
meteorol{\'o}gicas na concentra{\c{c}}{\~a}o dos poluentes
dentro do contexto da greve. Para representar diferentes
condi{\c{c}}{\~o}es de exposi{\c{c}}{\~a}o {\`a}s diferentes
fontes veiculares, foram escolhidas cinco esta{\c{c}}{\~o}es de
monitoramento da qualidade do ar da CETESB: Cerqueira C{\'e}sar,
Cidade Universit{\'a}ria IPEN-USP, Grajau-Parelheiros, Marginal
Tiete-Ponte dos Rem{\'e}dios e S{\~a}o Caetano do Sul. Na
esta{\c{c}}{\~a}o Cerqueira C{\'e}sar, houve
diminui{\c{c}}{\~a}o de 25% de CO, 48% de NO e 25% de NO2 . Na
esta{\c{c}}{\~a}o Cidade Universit{\'a}ria IPEN-USP, houve 18%
na diminui{\c{c}}{\~a}o de NO e aumento de 47% de O3 . Na
esta{\c{c}}{\~a}o Grajau-Parelheiros, houve 42% de
diminui{\c{c}}{\~a}o de CO, enquanto que o NO e o NO2
diminu{\'{\i}}ram 48% e 42%, respectivamente, e aumento de 66%
de O3. Na esta{\c{c}}{\~a}o Marginal Tiete Ponte dos
Rem{\'e}dios, o CO diminuiu 23% e o NO e NO2 diminu{\'{\i}}ram
39% e 23%, respectivamente. Na esta{\c{c}}{\~a}o S{\~a}o
Caetano do Sul, houve 36% na diminui{\c{c}}{\~a}o de CO,
enquanto que o NO e o NO2 diminu{\'{\i}}ram 58% e 36%,
respectivamente, e o O3 aumentou em 82%. Os par{\^a}metros
meteorol{\'o}gicos, considerando considerando os
per{\'{\i}}odos com e sem greve, demonstraram velocidade do
vento m{\'e}dia 69% maior na RMSP em 2018. A
precipita{\c{c}}{\~a}o praticamente n{\~a}o alterou no
per{\'{\i}}odo que n{\~a}o ocorreu a greve com o
per{\'{\i}}odo da greve, enquanto que, no per{\'{\i}}odo de
greve, a UR esteve 8% mais baixa, a temperatura 10% mais baixa e
radia{\c{c}}{\~a}o global 42% mais alta. Durante o
per{\'{\i}}odo da greve, ocorreu redu{\c{c}}{\~a}o intensa nos
poluentes prim{\'a}rios avaliados (CO e NO), diretamente
associados {\`a} emiss{\~a}o veicular. Houve aumento de
oz{\^o}nio, provavelmente associado ao aumento da
radia{\c{c}}{\~a}o solar em 2018 e tamb{\'e}m {\`a}
diminui{\c{c}}{\~a}o de NO (poluente que consome o O3 ,
diminuindo a sua concentra{\c{c}}{\~a}o). Assim, observou-se que
o aumento de oz{\^o}nio no per{\'{\i}}odo da greve ocorreu
provavelmente devido {\`a} combina{\c{c}}{\~a}o de fatores
antropog{\^e}nicos e naturais: a diminui{\c{c}}{\~a}o da
emiss{\~a}o de NO devido {\`a} greve, combinada com 42% da
radia{\c{c}}{\~a}o global mais alta no per{\'{\i}}odo da greve
em 2018 em rela{\c{c}}{\~a}o ao m{\'e}dia do per{\'{\i}}odo
sem greve (2015 a 2017).",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Universidade de S{\~a}o Paulo (USP)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)} and
{Universidade Federal de Rond{\^o}nia (UFRO)} and {Universidade
de S{\~a}o Paulo (USP)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)}",
isbn = "9786557065556",
label = "lattes: 3781543923591839 3 AlvimBarbRoza:2020:GRCADI",
language = "pt",
targetfile = "alvim_greve.pdf",
url = "https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3641",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}